Home » Santos e Beatos » 19/março e 1º/maio: S. José

19/março e 1º/maio: S. José

Padroeiro de toda a Igreja, dos carpinteiros, operários, pais de família, dos moribundos, dos que buscam a justiça social e dos sem-teto!
Era descendente do rei Davi (Mt 1, 1-16; Lc 3, 23-38); carpinteiro de profissão (Mt 13, 55); pessoa simples e de poucas posses (Lc 2, 24); esposo de Maria. Por ela sofreu, vendo-a esperar um Filho muito especial (Mt 1, 19-25). Em sonhos, através de um Anjo, conheceu a verdade sobre a criança que Maria esperava: o Filho de Deus.

S. José 02
Era trabalhador tão simples e normal que, em Nazaré, referindo-se a Jesus, perguntaram: “Não é este o filho do carpinteiro?!” (Mt 13, 55). Para salvar a vida do Menino, foge com ele e sua mãe para o Egito (Mt 2, 13-23). Quando Jesus fica propositalmente no templo, angustia-se à sua procura (Lc 2, 48). Apesar de humilde trabalhador, José era de linhagem real. Lucas e Mateus falam que era descendente de Davi, o maior rei de Israel (Mt 1, 1-16 e Lc 3, 23-38 ). E não é só isso. O Anjo que lhe aparece saúda-o como “filho de Davi”, o mesmo título real que é usado para Jesus!

S. José 03 - Grande era sua fé!
Homem de fé, confiante, esperou no Senhor. Obedeceu a tudo o que Deus pediu a ele. Respeitou as coisas de Deus. Todos os anos levava sua família a Jerusalém, para a celebração da Páscoa, algo que não era fácil para um simples trabalhador. No recenseamento, sendo da linhagem de Davi, foi com Maria para Belém, mesmo prevendo que Jesus estava para nascer. Quando o Anjo alertou que sua família estava em perigo, deixou tudo o que possuía, todos os seus parentes e amigos e, com sua jovem esposa e o bebê, fugiu para um país desconhecido. No Egito, aguardou até que o Anjo lhe dissesse que já podia retornar a seu país (Mt 2, 13-23 ).

S. José 04 - Era pobre!
Quando levou Jesus ao Templo, José ofereceu o sacrifício de um par de rolas ou dois pombinhos, o que era permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro! (Lc 2, 24). Preocupava-se com a vida de seu Jesus! Fixou morada na obscura cidade de Nazaré. Com ansiedade, por três dias procurou Jesus, que tinha ficado no Templo (Lc 2, 48).
As Escrituras não falam dele durante a vida pública de Jesus, nem na época da morte e ressurreição! Talvez tivesse morrido bem antes disso tudo, ao lado de Jesus e Maria.

S. José 05 - Rezemos!
Nas dificuldades por que passamos, S. José, vinde em nosso auxílio! Confiamos em vossa ajuda. Pai querido e sempre presente, confiamos em vós e muito esperamos de vossa bondade. Chefe da mais especial e santa Família, intercedei por nossas famílias. Que haja paz, compreensão, diálogo, o Amor de Deus. Abençoai os pais, para que entendam que a vida só a Deus pertence. Que vivam a verdadeira paternidade, compreendendo a missão de valorizar a vida, dom gratuito que vem de Deus. Que a paz reine em nossos corações. S. José, suplicai ao Espírito Santo que reaviva em nós o ardor missionário, cumulando-nos de fortaleza e generosidade necessárias à evangelização. Amém!

Veja PPS: http://www.aparecidadasaguas.com.br/?c=27&Solenidades

Compartilhe e Indique:
Demais conteúdos:
» 15/10/2012 | S. Geraldo Majela
» 28/06/2012 | Beato Januário Maria Sarnelli - 30/junho
» 26/06/2012 | 4 beatos ucranianos redentoristas - 28/junho
» 15/01/2012 | Beato Pedro Donders - 14/janeiro
» 10/09/2011 | Dos Leitores - Todos os Santos
» 10/09/2011 | Dos Leitores - Festa de Santo Afonso
» 07/09/2011 | Dos Leitores - Chiara Luce Badano

[+] mais conteúdo
 
Total de mensagens escritas por usuários: 0
Deixe sua mensagem
Avaliaremos sua mensagem para depois liberá-la!
 
Nome:
E-mail:
Título:
Cidade:
Estado:
Mensagem:
caracteres

Receba o Vivências diariamente: -Evangelho -Recadinhos -Reflexões

*campo obrigatório