Home » Ano C » Quaresma - Ano C - Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 - Criação e a luta pela Justiça - “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24)

Quaresma - Ano C - Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 - Criação e a luta pela Justiça - “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24)

Quaresma, penitência, reflexão, oração, ação!
Hoje, Quarta-Feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro de 2016, inicia o período importantíssimo da Quaresma. Trata-se de uma caminhada de 40 dias dedicados pelos católicos a um tempo de conversão do coração. Chamado também como Dia das Cinzas, o celebrante impõe cinzas na testa dos católicos, recordando que esta vida terrena é passageira e, embora as realidades deste mundo não favoreçam uma vivência mais espiritual, o que nos aguarda em definitivo é a vida eterna, que será feliz, se soubermos viver de coração voltado para a vida em Deus, que teremos no Reino prometido.

As cinzas usadas na mencionada celebração são obtidas através da queima dos ramos usados no chamado Domingo de Ramos do ano anterior. Este é tempo favorável a que vivamos com o pensamento voltado à realidade de que um dia morreremos; nosso corpo se tornará pó, como todos os bens materiais, que também se acabarão. De tudo aquilo que achamos serem de grande valor e significado, vamos um dia nos libertar, restando o essencial em nós que é nossa alma. Que possamos viver sempre com o espírito voltado para Deus, e nada haveremos a temer! Neste período, somos, pois, convidados a refletir na conversão do coração, buscando uma união cada vez mais intensa com Cristo, que nos convida a perdoar e pedir perdão, em busca de uma paz duradoura. Vivamos intensamente o Ano da Misericórdia!

Jejum e abstinência!
Todos os cristãos precisam fazer sacrifícios e boas ações. Em geral o povo tem costume de fazer sacrifícios especiais na Quaresma e nas sextas-feiras. No Brasil são dias de jejum e abstinência de carne a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. Estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado catorze anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade até os sessenta anos começados. (É maior de idade quem tem 18 anos.) A grande importância da penitência está em criar clima de solidariedade que leva uma pessoa a fazer penitência partilhando o que lhe pertence com os necessitados e famintos e partilhando, consequentemente, bens espirituais.

A misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia. É um milagre sempre novo que a misericórdia divina possa irradiar-se na vida de cada um de nós, estimulando-nos ao amor do próximo e animando aquilo que a tradição da Igreja chama as obras de misericórdia corporal e espiritual.

Esse período se apresenta como símbolo de transformação e passagem. Todos os anos, a Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas, sempre um dia após o Carnaval.

Compartilhe e Indique:
Demais conteúdos:
» 05/04/2013 | Tempo Pascal - Ano C
» 13/02/2016 | Quaresma - Ano C
» 10/11/2012 | Advento - Ano C
» 25/01/2013 | Tempo Comum - Ano C

[+] mais conteúdo
 
Total de mensagens escritas por usuários: 0
Deixe sua mensagem
Avaliaremos sua mensagem para depois liberá-la!
 
Nome:
E-mail:
Título:
Cidade:
Estado:
Mensagem:
caracteres

Receba o Vivências diariamente: -Evangelho -Recadinhos -Reflexões

*campo obrigatório